Há algum tempo atrás fui surpreendido por uma a teoria inusitada. Ela possui mais ou menos as seguintes vertentes:
(i) Caim ainda estaria vivo;
(ii) Deus teria proibido Caim de ser morto;
(iii) Deus teria determinado que Caim ficasse vivo, vagando pela Terra;
(iv) Caim seria o famoso "pé-grande".
O que a Bíblia diz?? Caim está vivo??
Antes de analisarmos a resposta da Bíblia para essa pergunta, não custa repetir o contexto histórico que originou essa teoria de que Caim estaria vivo.
Vejamos o que está escrito em Gênesis 4: 8-16 (os destaques/negritos são nossos):
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13 Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pós o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
Vemos que o Senhor em momento algum diz que Caim não poderia ser morto. Tanto poderia ser morto que Deus colocou um sinal em Caim, para que quem o achasse soubesse que havia sido amaldiçoado e que não o ferisse (pois quem matasse Caim seria sete vezes castigado).
Realmente Caim foi exilado (na versão hebraica do texto isso fica mais claro) e estava fadado a fugir e vagar pela terra.
Contudo, Deus deixou bem claro que seria possível matar Caim - ele não havia se tornado algum tipo de ser imortal.
A própria Bíblia discorda dessa teoria de que Caim ainda estaria vivo.
Segundo a Bíblia, todos os seres viventes que não estavam na arca de Noé foram extintos da Terra. Vejamos:
Gênesis 7: 12-24 (negritos e destaques nossos):
12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
13 E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
14 Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
15 E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro.
17 E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
18 E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
19 E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
20 Quinze cóvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
21 E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
22 Tudo o que tinha fólego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
23 Assim foi destruido todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.
Mais claro impossível - Se Caim não estava na arca (e não há motivos para sequer acharmos que estava), morreu.
Confirmando que Caim não estava na arca, Pedro, em uma de suas epístolas disse (I Pedro 3: 20):
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.
Pedro deixa claro que apenas oito almas se salvaram do dilúvio. O contexto demonstrará que Pedro está falando de pessoas (pois Pedro está falando de espíritos rebeldes de pessoas que já viveram na Terra, que estavam em algum tipo de prisão depois da sua morte).
Antigas tradições judaicas - Quem matou Caim?
Existem relatos contundentes em algumas antigas fontes judaicas de que Caim teria sido morto por Lameque.
Existe um registro antigo chamado "Livro de Jasher". O consenso dos historiadores e instruídos em textos antigos é de que esse "livro de Jasher" não é o mesmo Livro de Jasher mencionado na Bíblia (Josué 10:13 e II Samuel 1: 18).
Como existem diversos relatos e dúvidas sobre a origem do "Livro de Jasher", vou me limitar a dizer que esse livro, segundo relatos foi encontrado numa biblioteca secreta quando Tito destruiu Jerusalém em aprox. 70 AC. Um dos soldados de Tito teria tido piedade do bibliotecário e levou-o (com os livros) para a Espanha. O manuscrito teria sido doado à Faculdade Judaica em Córdoba (Espanha). Depois de inventada a imprensa, teria sido publicado em Hebraico em Veneza, no ano de 1625 AC (esse é mais ou menos o relato dessa edição do "Livro de Jasher").
O fato é que aparentemente, o livro contém diversos relatos que são coesos com tradições hebraicas e estaria listado nas enciclopédias judaicas como uma fonte autêntica (The Jewish Encyclopedia - NY: Funk and Wagnall, 1905, XII:588-9 - ver também The Universal Jewish Encyclopedia - NY:Universal Jewish Encyclopedia Co., 1942, 6:41.).
Apesar disso, o "Livro de Jasher" não é considerado escritura pelos judeus. Existem relatos também de que quando um reino subjugou os judeus e solicitou suas escrituras sagradas, os Judeus sentiram-se constrangidos em apresentar suas escrituras sagradas. Então entregaram o "Livro de Jasher". Aparentemente, os outros livros que constam na septuaginta são mais valiosos para os Judeus do que o "Livro de Jasher".
Eu não sei se o "Livro de Jasher" possui uma tradução em português, mas para encurtar toda essa história, o "Livro de Jasher" diz que Caim foi morto por Lameque. Na verdade, Lameque teria matado, praticamente num evento só, Caim e Tubalcaim ("Livro de Jasher", capítulo 2, versículos 26-31).
É por isso que Lameque teria dito: "Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete" (Gênesis 4: 23-24).
Essa tradição (Lameque matou Caim e Tubalcaim) consta em alguns comentários de autoridades religiosas judaicas sobre o mesmo texto na Torá.
O fato é que Lameque sabia que seria "ultra amaldiçoado" (se as tradições judaicas estiverem corretas, essa certeza se deu por ter Lameque matado Caim).
Sabemos que quem matasse Caim, seria amaldiçoado (Gênesis 4: 15).
Será que Lameque matou Caim?? Infelizmente a Bíblia não diz expressamente isso.
Porém a Bíblia diz, de forma muito clara, que Caim não poderia ter sobrevivido ao dilúvio.
Outras questões tratadas nesse blog:
Muito interessante
ResponderExcluirMitologia
ResponderExcluirmitoo
ResponderExcluirLameque matou caim e seu próprio filho Tubalcaim?!?!!?
ResponderExcluirEstá implícito que Caim não poderia ser morto, ele carrega a marca da maldição, do contrário Deus não precisaria marcá-lo. Não fica claro se essa marca exercia algum tipo de proteção ou que não permitisse seu suicidio, aí vem a mitologia.
ResponderExcluirA marca de Caim não e pra torná-lo imortal e sim para sinalizar seu pecado mostrando a quem quisesse mata-lo que seria castigado por mata-lo.
ExcluirQuanta falta de interpretação de texto!!!!
Bom... Uma coisa é certa se ele está vivo deve estar disfarçado e nunca fica no mesmo lugar por muito tempo ,vai sabe ele deve ser um Haylander,
ResponderExcluirFico intrigado com uma afirmação do texto. Sobre os sobreviventes do dilúvio descrito por Moises, pois Davi enfrentou Golias que, segundo a Biblia era um descendente dos enakins. Como ele sobreviveu?
ResponderExcluirIrmão. É "Anaquim". E Golias não era dos Anaquins, mas de uma tribo do deserto chamada Filisteus.
ExcluirO que Golias pensou quando viu Davi? A Bíblia conta: “Quando o filisteu olhou e viu que Davi era apenas um jovem corado e de boa aparência, zombou dele com desprezo.” Golias berrou: “Será que sou um cão para você vir a mim com um pedaço de pau?” Pelo visto, Golias viu o bastão de Davi, mas não percebeu a funda. Ele amaldiçoou Davi no nome dos deuses filisteus. Também jurou que o corpo de Davi viraria comida de aves e de animais selvagens.
Excluir1 Samuel 17:41-44.
No fim da Bíblia esta escrito que o que nos "pessoas" Precisamos saber esta na Bíblia porém tem milhares de outros mistérios q será revelado no dia do juizo, então creio eu que a muito mais coisas que vão além da Bíblia e que Deus guardou para nos revelar no Grande dia coisas que agora fogem ao nosso entendimento
ResponderExcluirQuem sabe realmente Caim esta vivo
Ou que existe outros seres
Isso somente Deus pode nos responder!
O ser humano não parece ter estrutura mental para entender os verdadeiros acontecimentos da história.
ExcluirCreio que saibamos apenas o essencial para a nossa sobrevivência, e mesmo esse " essencial" à nossa sobrevivência está difícil de ser praticado pelo ser humano, imagina se Deus resolvesse nos cobrar obediência como cobrou dos nossos ancestrais!!!
pois é... Sabendo que o Homem é incapaz de obedecer à Ele, ele voltou e fez a Nova Aliança, agora englobando todos os homens.
ExcluirE acabou as mortes físicas por pecados. Mas veio a condenação espiritual que é eterna.
Saúde e paz nobre irmão.
Inventado a imprensa 1625 anos antes de Cristo ???
ResponderExcluirConta mais, ta interessante !!!